Pular para o conteúdo principal

A obediência - (1Sm 15.22)


O que é a Obediência?

Obediência (Dic. Aurélio) [Do lat. obedientia, oboedientia.] Sub. fem. 1.Ato ou efeito de obedecer. 2.Hábito de, ou disposição para obedecer. 3.Submissão à vontade de alguém; docilidade. 4.Sujeição, dependência. 5.Submissão extrema; vassalagem. 6.Rel. Um dos três votos feitos pelos monges. 7.Rel. Numa ordem religiosa, licença ou mandato por escrito dado aos subordinados para transferência de conventos ou para outros fins, e que serve, muitas vezes, de título de capacidade. 8.Rel. Na Ordem de S. Bento, mosteiro, granja ou pequeno priorato sujeito a uma ordem superior.
“Obedecer implica, em diverso grau, a [1]subordinação da vontade a uma autoridade, o [2]acatamento de uma instrução, o [3]cumprimento de um pedido o a [4]abstenção de algo que é proibido.” (Wikipédia – A Enciclopédia Livre – grifo nosso).

Para o Professor Catedrático José Adelino Maltez, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, a obediência pode ser vista sob dois aspectos: 1- Aquiescência, implícita ou expressa, diante de determinado comando (obediência dos súditos ao soberano); 2 – Obediência Consensual (obedece àquilo que lhe agrada).
Para nós cristãos:
·       A obediência é um chamado de Deus (Dt 10.12,13; 1Sm 12.14; 1Pe 1.1,2), e deve vir da alma, como reconhecimento da soberania de Deus em nossas vidas (Jo 20.28 – onde Senhor é aquele que manda e Deus aquele à quem adoro); e não um produto de barganha (só faço isso, se....).
·       É uma nítida demonstração de que temos Livre Arbítrio – direito de escolha – (Gn 2.16,17). É óbvio também que se não obedecermos teremos a justa retribuição por não cumprir o propósito para o qual fomos chamados (Rm 6.23); Deus, todavia, não deseja isso para nós – seus filhos (Ez 18.23,32).
·       É um catalisador de Bênçãos: vida longa e próspera (Dt 30.15,16; Js 1.8); saúde (Ex 15.26); Espírito Santo em nós (At 5.32); posição no Reino de Deus (Mt 5.19)
·       É uma demonstração de Amor a Jesus (Jo 14.15,23; 2Ts 2.10 – perecem por não amarem)
·       É reconhecer a Incapacidade humana e o Eterno Amor e Cuidado Divinos por nós (Dt 30.20)

Deus testa a nossa obediência. Exemplo: Abraão (Gn 22.2); Saul (1Sm 13.13)
A desobediência desagrada (ofende) a Deus (Sl 78.40); e Deus, por sua vez, castiga aos desobedientes (1Cr 15.13)
O Exemplo de Saul (1Sm 15)
Foi ungido por Deus (v.1); recebeu ordens de Deus (v.1); mas, deixou-se seduzir pela ganância e abandonou a ordenança do Senhor (v.9); e, ainda tentou comprar a Deus com Sacrifícios e Holocaustos (v.15); por isso, Deus arrependeu-se de coloca-lo à frente de seu povo (v.11) e rejeitou-o como Rei de Israel (v.26).
Mais à frente um descendente de Agague (Hamã) tentou destruir os Israelitas, com raiva de um Benjamita (Mardoqueu).
Em vista disso, o melhor caminho para nós é Obedecer a Deus, pois a Vida Cristã é caracterizada por Fé e Obediência (Êx 19.6).
Todas as bênçãos dependem de obediência, ou seja, são condicionais (Jo 8.31; 14.21; Hb 3.7-19)



Que Possamos caminhar em Santa Obediência ao Senhor!!


[1] Subordinação – 1. Ato ou efeito de subordinar(-se). 2. Estado de dependência ou obediência em relação a uma hierarquia (de posição ou de valores); submissão. [A pessoa obedece por ter alguém que manda nele]
[2] Acatamento – 1. Deferência; respeito; [A pessoa obedece por reconhecer a sabedoria por trás do ensino]
[3] Cumprimento – Tornar efetivo (o que foi determinado ou prescrito, ou a que nos obrigamos perante nós mesmos); executar; desempenhar. [A pessoa “obedece” pela afeição que sente pela outra]
[4] Abstenção - Recusa voluntária de participar de qualquer ato. [A pessoa consente, concorda com aquele princípio]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma palavra àqueles que Deus chamou

Ezequiel 37 1  Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, 2  e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos. 3  E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor JEOVÁ, tu o sabes. 4  Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. 5  Assim diz o Senhor JEOVÁ a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. 6  E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. 7  Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada {ou pondo-se cada um na sua juntura} osso ao seu osso. 8  E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por

Salmo 18

O CÂNTICO DE VITÓRIA DE DAVI Parece tratar-se de uma versão de #2Sm 22 ligeiramente revisto para torná-lo apropriado ao uso geral. O título indica as circunstâncias desta ação de graças jubilante. A sua libertação de todos os seus inimigos (ver o título) pode sugerir o período depois de #2Sm 8, quando a sua vida foi coroada por sucessos quase ininterruptos. As palavras do servo do Senhor não se encontram em #2Sm 22. A frase é altamente honrosa e, excetuando duas referências a Josué, é quase sempre aplicada a Moisés, ou usada profeticamente a respeito do Messias. a) Introdução (1-3) A primeira palavra, forte e invulgar, é muito impressionante: raham , significa amar muito ternamente, e na raiz tem a idéia de misericórdia. Deus é chamado um rochedo (2) não só pela experiência de Moisés (Dt 32.4,18,30-31,37) Deuteronômio 32:4 Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto. Deuteronômio

Estou em pé, junto a fonte

Gênesis 24.10-14 10  E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que toda a fazenda de seu senhor estava em sua mão; e levantou-se e partiu para a Mesopotâmia, para a cidade de Naor. 11  E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo em que as moças saíam a tirar água. 12  E disse: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me, hoje, bom encontro e faze beneficência ao meu senhor Abraão! 13  Eis que eu estou em pé junto à fonte de água, e as filhas dos varões desta cidade saem para tirar água; 14  Seja, pois, que a donzela a quem eu disser: abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos, esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque; e que eu conheça nisso que fizeste beneficência a meu senhor. Nossa vida é cheia de surpresas; quando menos esperamos, aparece cada coisa que nos deixa "de orelhas em pé". Eu imagino que foi assim que aconteceu co